Linha de Apoio à Qualificação da Oferta do Turismo



Pretende expandir o seu negócio turístico? Pretende requalificar ou criar novos empreendimentos turísticos?


Então o programa "Linha de Apoio à Qualificação da Oferta do Turismo"
pode ser a solução que procura!


O Turismo de Portugal, em parceria com o Sistema Bancário, disponibiliza um instrumento financeiro com objetivo de apoiar projetos de investimento inovadores e diferenciados, que promovam a melhoria da oferta turística nacional.
Com dúvidas? Não se preocupe que a PowerMetrics explica de seguida este novo concurso.


PRETENDO SABER SE O MEU NEGÓCIO É ELEGÍVEL - clique aqui




Linha de Apoio à Qualificação da Oferta do Turismo

A Linha de Apoio à Qualificação da Oferta do Turismo é um instrumento financeiro promovido pelo Turismo de Portugal que visa o financiamento a médio / longo prazo de projetos de investimento das empresas turísticas nacionais. Esta linha, que conta com a colaboração do Sistema Bancário, assume como objetivo o financiamento de investimentos turísticos de elevado valor para a região e através de condições muito vantajosas para as empresas, nomeadamente com a reconversão de parte do financiamento para apoio a fundo perdido, com o acesso a taxas de juro mais baixas, com acesso a um período temporal de reembolso do financiamento alargado e com acesso a um grande período de carência do reembolso.


Quem pode usufruir deste apoio?

Este programa vai estar disponível para as empresas do setor do Turismo, localizadas ao longo de todo o território nacional. No entanto, importa evidenciar que os projetos realizados em certas regiões do país, nomeadamente no Interior do país, podem obter condições mais vantajosas de financiamento, como por exemplo a atribuição de parte do financiamento a fundo perdido.


Qual a taxa de incentivo?

Este programa pode assumir no máximo uma taxa de incentivo de 75%, o que significa que o financiamento obtido por esta linha não pode exceder 75% do projeto de investimento elegível. Importante ressalvar, que para esta linha de apoio só é elegível projetos de investimento até 2 Milhões €.


Quais os investimentos elegíveis?

No âmbito deste linha de apoio são elegíveis um alargado conjunto de investimentos, nomeadamente os investimentos no âmbito das seguintes operações:
  • Requalificação de empreendimentos turísticos e de estabelecimentos de alojamento local, na modalidade de estabelecimentos de hospedagem e moradias;
  • Criação de empreendimentos turísticos e de estabelecimentos de alojamento local, na modalidade de estabelecimentos de hospedagem e moradias, a implementar nos territórios de baixa densidade;
  • Criação e requalificação de empreendimentos, equipamentos ou atividades de animação que revelem interesse para o turismo;
  • Criação e requalificação de estabelecimentos de restauração e de bebidas que revelem interesse para o turismo;
  • Requalificação de estabelecimentos com a distinção “Lojas com História”;
  • Desenvolvimento de projetos de empreendedorismo no turismo.

Qual a estrutura de financiamento?

Esta linha conta em média com 75% do investimento elegível financiado pela Turismo de Portugal, enquanto o restante valor do investimento elegível é financiado por uma Instituição de Crédito.
Importa evidenciar que o financiamento assegurado pelo Turismo de Portugal não vence juros.


Qual os limites temporais?


A linha de Apoio à Qualificação da Oferta assume os seguintes limites temporais:
  • Os projetos de investimento têm de ser realizados em menos de 2 anos;
  • Os reembolso tem um período de carência de 4 anos;
  • O período de reembolso pode atingir até 15 anos (incluindo já o período de carência).


Prémio ao desempenho

Os projetos situados em territórios de baixa densidade e que prevejam a criação líquida de pelo menos um posto de trabalho, podem usufruir de um prémio de desempenho, caso cumpram com 90% dos objetivos contratualizados.
Este prémio de desempenho é a reconversão de 20% do financiamento assegurado pelo Turismo de Portugal para incentivo a Fundo Perdido.



PRETENDO SABER SE O MEU NEGÓCIO É ELEGÍVEL - clique aqui

Pretende candidatar-se, ou simplesmente saber se reúne as condições?

Muito fácil!
Preencha o formulário de elegibilidade, nós tratamos do resto!
Caso a sua empresa seja elegível, entramos em contato.



Ficou com dúvidas sobre este incentivo, ou pretende agendar uma reunião?
Fazemos um enquadramento do seu projeto de forma gratuita e sem compromisso!