Norte 2020 destina 20 milhões para apoiar contratação de doutorados

O programa operacional regional do Norte destinou 20 milhões de euros de fundos comunitários para apoiar todas as empresas da região que queiram contratar pessoas com doutoramento, contribuindo assim para a sua competitividade.

Através do Fundo Social Europeu (FSE), o Norte 2020 lançou dois novos concursos destinados a apoiar a contratação de “recursos humanos altamente qualificados dotados de grau académico com nível de qualificação igual a oito”, ou seja, com um doutoramento.

Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), responsável pela gestão do Norte 2020, explica que a iniciativa pretende “contribuir para a competitividade das empresas através do incremento de competências empresariais em investigação e desenvolvimento tecnológico, intensificando as interações entre empresas e as entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação”.

Esclarece também que nos dois concursos só serão aceites projetos em que a localização dos postos de trabalho seja na região do Norte e que estejam enquadrados na Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Norte de Portugal.

Os projetos candidatos devem ter uma duração mínima de 24 meses, apresentar um programa de inserção dos quadros a contratar na dinâmica da empresa e propor um salário base entre os 1.500 euros e os 2.600 euros mensais.

De acordo com o aviso do concurso, disponível na página de Internet do Norte 2020, se o posto de trabalho não se mantiver ocupado por um doutorado durante pelo menos seis meses após a conclusão do projeto, “haverá lugar à revogação da decisão pela Autoridade de Gestão e à devolução do incentivo recebido na sua totalidade”.

Os concursos têm duas fases de acesso, sendo que a primeira termina a 19 de novembro e a segunda a 28 de janeiro de 2016.

Fonte: Guimarães TV

Ver mais informação dos concursos a baixo

Sistema de Incentivos "Qualificação de PME" - Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados

Apoio à Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados - Não PME