Agricultura | novos avisos no âmbito do PRR

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou a abertura dos primeiros Avisos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, com vista à «Mitigação das Alterações climáticas» e à «Adaptação às alterações climáticas».
 

Do pacote do Plano de Recuperação e Resiliência para a agricultura, 12 milhões estão destinados a projetos estruturantes, com destaque para o Portal Único da Agricultura, lançado recentemente. Este Portal pretende simplificar a relação dos produtores e agricultores com o Ministério da Agricultura, oferecendo-lhes «uma porta de entrada única para todos os organismos desta área governativa, disponibilizando as ferramentas essenciais, desde informações sobre os Avisos disponíveis, aos formulários necessários para se candidatarem aos mesmos, passando por toda a informação relativa à sua atividade.

O Ministério da Agricultura vai, ainda, disponibilizar cerca de 45 milhões de euros para promover Iniciativas I&D, «para que sejam constituídos consórcios entre a comunidade científica, os agentes económicos e os agentes do território. Pretende-se que estes consórcios encontrem soluções para os problemas identificados no setor, procurando responder ao modelo de sustentabilidade que se impõe», explicou Maria do Céu Antunes.

Além disso, serão igualmente investidos 36 milhões de euros para a revitalização da Rede de Inovação, com a renovação e modernização de 24 Polos, com o objetivo de desenvolver iniciativas de inovação no setor agrícola de forma regionalizada por todo o território do continente.

«Queremos que os nossos sistemas alimentares sejam sustentáveis, sem esquecer a dimensão da saúde e do bem-estar como base da produção agrícola», sublinhou. Neste contexto, foi assinado o contrato de Financiamento para execução do investimento inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência, entre a Estrutura de Missão Recuperar Portugal e o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas .

 

Fonte: Gov.pt/Portugal2020