Incentivos

Internacionalização

Pretende apoio a fundo perdido para aumentar as suas exportações?

Então esta informação é para si!

No âmbito do programa Portugal 2030, o Sistema de Incentivos para a Internacionalização pretende apoiar projetos que visem promover o aumento das exportações via comércio eletrónico, alargando o número de PME que utilizem exclusivamente o comércio eletrónico. Estimular a adoção de estratégias de transformação digital nas PME, baseadas na implementação de tecnologias e processos associados à Indústria 4.0.

As PME podem beneficiar de um apoio a fundo perdido, com o incentivo máximo de 500.000€ por projeto, com uma taxa de 45% do investimento elegível.

Internacionalização

O apoio para a internacionalização visa promover o aumento das exportações de produtos e serviços (inclui a prestação de serviços a não residentes, ex. no Turismo).

Quem pode beneficiar deste apoio?

Empresas PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, sendo recomendável que apresentem exportações (diretas ou indiretas) ou prestações de serviços a não residentes no pré-projeto ou que visem a exportação.

Quais são as condições de elegibilidade para este projeto? (resumo)

  • Apresentar um investimento mínimo elegível de 25.000€;
  • A empresa possuir uma Autonomia Financeira mínima de 15% no pré-projeto;
  • Ter uma duração máxima de execução do projeto de 2 anos.

Quais os investimentos elegíveis?

Participação em feiras e exposições no exterior:

  • Arrendamento do espaço
  • Construção do stand
  • Custos de deslocação e alojamento dos representantes das empresas.

Prospeção e captação de novos clientes:

  • Viagens;
  • Alojamento;
  • Missões de importadores.

Campanhas de marketing, marketing digital e ações de promoção nos mercados externos:

  • Publicidade, telemarketing, email marketing;
  • Assessoria de imprensa, relações-públicas, preparação de eventos;

Presença web:

  • Website ou novas funcionalidades;
  • SEO (Otimização para os Motores de Pesquisa);
  • Loja online e aplicações;
  • Traduções;
  • Conteúdos digitais (ex. catálogos, vídeo promocional);
  • Publicidade online (ex. Google, redes sociais, etc);
  • Adesão inicial a plataformas eletrónicas ou aplicações “Software as a Service”.

Equipamentos e software relacionado com o projeto;

Criação e registo de novas marcas ou coleções;

Desenvolvimento de imagem corporativa;

Certificação da Qualidade, Ambiente, RH, SST, etc;

Estudos, diagnósticos, auditorias e despesas com TOC;

Contratação de quadros técnicos qualificados;

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