Incentivos

Internacionalização via E-commerce

Apoio do Portugal 2030 de 50% a Fundo Perdido para a Internacionalização Via E-commerce

Aumente as suas vendas internacionais, melhore a sua presença online e expanda os seus negócios para novos mercados!

O apoio à internacionalização via e-commerce do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem como objetivo ajudar as empresas a melhorar a presença online, aumentar as vendas internacionais e expandir os negócios para novos mercados.

Estas medidas de apoio podem ajudar as empresas a alcançar novos clientes em todo o mundo, aumentar a visibilidade da marca, melhorar a eficiência operacional e, por fim, expandir os negócios, quer se trate de uma nova exportadora ou uma PME que já tenha experiência internacional, apoiando as despesas com uma taxa de 50% a fundo perdido.

Quem pode beneficiar do apoio?

 

Empresas PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.

São elegíveis todas as regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve), incluindo Madeira e Açores.

 

Qual a taxa de apoio?

  •  50% a fundo perdido.
Estabelecem-se como limiares mínimos e máximos de despesa elegível:
 
  • 10.000 € e 25.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”;
  • 25.000 € e 85.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”.

Quais são os investimentos elegíveis?

  • São elegíveis as despesas assumidas a partir da data da submissão da candidatura, não podendo o projeto estar iniciado à data de apresentação da mesma.
     
    1. As aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto.
    2. As despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas a:
    • Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
    • User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
    • Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management (CRM) e E-commerce;
    • Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
    • Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
    • Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
    • Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
    • Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
    • Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
    • Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.
    1. Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ).

Quais as condições de acesso?

  1. Situação líquida positiva 2023
  • O beneficiário final deverá possuir situação líquida positiva no exercício fiscal completo anterior ao ano da candidatura, sendo obrigatória a submissão da Informação Empresarial Simplificada (IES) relativa a esse ano;
  1. Demonstrar capacidade de financiamento;
  2. Diagnóstico de e-commerce
  • Diagnóstico realizado previamente, avaliado pelo AICEP, e com pontuação mínima superior a 20 pontos.
“Mais Mercados”
Enquadrará os projetos de Internacionalização promovidos pelas PME que demonstram melhores condições para promover o alargamento e a diversificação de mercados de exportação através de canais digitais, traduzidas numa pontuação final igual ou superior a 75 pontos obtida no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado.
“Novas Exportadoras”
Enquadrará os projetos de Internacionalização promovidos pelas PME que tenham obtido uma pontuação final igual ou superior a 20 pontos e inferior a 75 pontos no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado.

Duração do Projeto

Os projetos têm uma duração máxima de doze meses a contar da data de assinatura do Termo de Aceitação.
A execução dos projetos deverá iniciar-se no prazo máximo de seis meses após a comunicação da decisão de concessão do apoio.

Fases da candidatura

Abertura de candidaturas prevista para setembro de 2024.

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