Incentivos
+CO3SO
O +CO3SO surgiu com o objetivo de apoiar e financiar a 100% (fundo perdido) a contratação de colaboradores, por parte do tecido empresarial português, por forma a criar condições para o desenvolvimento social e económico do território português, com principal destaque para o Interior do país. Em virtude da grande afluência de candidaturas que este apoio teve na sua primeira fase, este encontra-se encerrado na maioria do território nacional, porém ainda existe uma última oportunidade de contar com este apoio, sendo que este só está aberto em algumas regiões do território.
Este novo programa pode significar um apoio até 82.105,74€, por posto de trabalho a criar. Com dúvidas? Não se preocupe, a PowerMetrics explica-lhe tudo de seguida.
O +CO3SO visa apoiar a criação do próprio emprego e a criação de postos de trabalho por conta de outrem, através de contrato de trabalho sem termo. Os custos com os postos de trabalho são abrangidos pelo projeto, durante o período máximo de 36 meses.
Consulte aqui um documento resumo sobre a elegibilidade dos postos de trabalho.
Atualmente, não existem concursos abertos.
Quem pode beneficiar do apoio?
São destinatários da medida as pessoas que possuam uma ideia de negócio económico-financeiramente viável, inscritas no IEFP, I. P., nas seguintes situações:
- Jovens à procura do primeiro emprego, com idade entre os 18 anos e os 35 anos, inclusive, que nunca tenham prestado atividade ao abrigo de um contrato de trabalho sem termo;
- Jovens desempregados, com idade entre os 18 anos e os 35 anos, inclusive, incluindo os que não se encontrem a estudar nem a frequentar formação;
- Outros desempregados inscritos, incluindo os que reúnam condições para ser destinatários da medida Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal, regulada pela Portaria n.º 214/2019, de 5 de julho, na redação atual, salvo no que respeita à celebração de contrato de trabalho por conta de outrem, e respetivos membros do agregado familiar.
Este é o programa mais idêntico ao SI2E, na medida em que também visa o apoio ao emprego, ao empreendedorismo e ao empreendedorismo social. O instrumento vai mobilizar 240 milhões de euros de fundos europeus dos Programas Operacionais Regionais do continente, mais de metade dos quais para territórios do Interior, e criar mais de 3.800 novos postos de trabalho.
O +CO3SO Emprego vai estar dividido por estas três modalidades de operacionalização:
- +CO3SO Emprego Interior – apenas para o interior do país;
- +CO3SO Emprego Urbano – dedicado ao emprego em territórios urbanos;
- +CO3SO Emprego Empreendedorismo Social – para IPSS com projetos de empreendedorismo social.
Quais são os investimentos elegíveis?
Este instrumento visa apoiar os custos com os postos de trabalho abrangidos pelo projeto, mais propriamente com:
- Renumerações dos postos de trabalho;
- Despesas Contributivas (Taxa Social Única);
- Apoio adicional de 40% para custos associados.
Pretende saber se reúne as condições?
Preencha o formulário , nós tratamos do resto!
Caso seja elegível, entramos em contato.