Projetos conjuntos de internacionalização

O Governo anunciou sexta-feira, 21 de outubro, a abertura das candidaturas para as empresas PME ao apoio de projetos conjuntos de internacionalização, que se encontram a decorrer até 30 de dezembro de 2022.

Objetivo

De acordo com um comunicado do Ministério da Economia e do Mar, este concurso destina-se a “conceder apoios financeiros a projetos que reforcem a capacitação empresarial das PME para a internacionalização permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora e reconhecimento internacional”.

Iniciativas

Entre as iniciativas que vão ser apoiadas encontram-se “ações de promoção e marketing”, assim como a presença destas empresas “em certames internacionais e do conhecimento e acesso a novos mercados”, sendo também valorizada “a utilização crescente de ferramentas digitais, mediante o recurso a tecnologias e processos associados a canais digitais”.

Destinatários

As candidaturas destinam-se a empresas PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, que estejam integradas em projetos conjuntos promovidos por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, de natureza associativa e com competências específicas dirigidas às PME, a exemplo de associações empresariais, câmaras de comércio e indústria, agências regionais de promoção turística, assim como outras entidades não empresariais do Sistema Nacional de I&I.

O aviso abrange todas as regiões NUTS II do Continente: (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve) e os apoios são atribuídos sob a forma de subvenção não reembolsável.

Este aviso enquadra -se no mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030, aprovado pela Deliberação n.º 27/2021, de 23 de agosto, da Comissão Interministerial de Coordenação (CIC) do Portugal 2020 onde se prevê a utilização antecipada de verbas do Portugal 2030.

Toda a informação sobre este concurso está publicada no site do COMPETE 2020 e pode ser consultada aqui.

Fonte: Publituris

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest